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Por que ter sua marca no Instagram

02 - INSTAGRAM

O Instagram revolucionou a maneira de se compartilhar momentos por meio de imagens, na internet. Criado em 2010, o app ganhou força rapidamente, e quando em 2012 foi vendido ao Facebook, ultrapassou a marca de 80 milhões de usuários, contando hoje com um número bem maior. São mais de 400 milhões de usuários em todo o planeta (e até mesmo fora dele, vide Nasa), e 29 milhões de usuários no Brasil, que é o segundo maior país com o número de usuários ativos, atrás apenas dos Estados Unidos.

Claro que com todo esse público potencial, as marcas não poderiam deixar passar a chance de se conectarem com os seus (potenciais) clientes. Mas este não é o único motivo para ter um perfil nesta rede social para a sua marca. Entenda quais são os outros motivos para ter sua marca no Instagram.

  • Maior engajamento do que no Facebook: Pesquisas da Shareable, uma espécie de gestor de estatísticas sobre mídias sociais, apontam que o engajamento no Instagram é pelo menos 3 vezes maior do que no Facebook. Ou seja, o custo-benefício para se investir em produção de conteúdo para esta rede é bem maior.
  • O que conta é a estética: Cada vez mais, os usuários tendem a lerem menos e observarem mais. O objetivo da rede é o compartilhamento de pensamentos e ideias por meio de imagens, o que (quando bem feito) possibilita as marcas entrarem no imaginário do público com maior facilidade. Para isso, é necessário que o conteúdo seja interessante.
  • Facilidade de ações com os clientes: Não raro vemos promoções do tipo “marque três amigos e concorra a um prêmio”. Este tipo de ação é interessante pois permite o engajamento de pessoas que tenham algum elo com a marca (por exemplo, esportistas seguem perfis de marcas de equipamentos para a prática de esportes, e conhecem outros esportistas que provavelmente também se interessem pela marca caso a conheça). Com isso, você naturalmente angaria possíveis consumidores de seus produtos/serviços e de seu conteúdo.
  • Alcance: No Instagram, o uso de posts patrocinados até bem recentemente era bem complicado (sendo permitido apenas para algumas marcas específicas). Com isso, era necessário que a conquista pelo público se desse de forma orgânica. Parece mais difícil e realmente o é, mas a recompensa é que (como citado acima), os seguidores do perfil de sua marca realmente se interessam pelos seus produtos/serviços, ou pela visão e postura que ela adota. Mas agora, as portas para o investimento em posts patrocinados é uma realidade possível para todo tipo de marcas e segmentos, tendo uma boa gestão e uso estratégico da ferramenta pode atingir o público desejado, alcançando assim o objetivo almejado.
  • Geração de mídia espontânea: Quando os usuários se identificam com a marca, muitas vezes passam a produzir conteúdo (mesmo que indiretamente) para ela. Um ótimo exemplo é o site da Coca-Cola que é alimentado por posts de fãs da marca.

Estes são os principais motivos para que sua marca esteja no Instagram, essa rede social tão prática que cresce cada dia mais. Consegue listar mais alguns? Comente aí!

 

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