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Marketing x Publicidade

Marketing x Publicidade

Marketing, uma palavra originariamente inglesa, que pode ser traduzido ao pé da letra como “mercado” ou “mercadologia”. Mas a tradução desta palavra tão inserida no nosso cotidiano, não se faz mais necessária. Mas você realmente sabe o que é marketing? O que significa e quais são suas áreas de atuação? Ou será que o seu entendimento de marketing está nebuloso e mais relacionado ao entendimento de publicidade?

Estamos constantemente dizendo: “O marketing desta empresa é muito bom”, “O marketing desta marca é tão interessante que dá vontade de adquirir o produto ou serviço”, “ninguém conhece este produto, deve possui um marketing fraco”, “tudo isto não passa de puro marketing” (no sentido de enganação). Na maior parte do tempo, o marketing  é confundido com publicidade ou propaganda.

Mas então o que é marketing?

  • Segundo Philip Kotler, em seu livro Direção de marketing, “O marketing é um processo social e administrativo no qual grupos e indivíduos obtêm o que necessitam e desejam através de gerar, oferecer e intercambiar produtos de valor com seus semelhantes”.
  • American Marketing Association, em outubro de 2007, definiu como “a atividade e o conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar oferendas que tenham valor aos consumidores”.
  • Drummond, Ensor e Ashford, em seu livro Strategic Marketing: Planning and Control definem: “Sucesso nos negócios através de um processo de entender e encontrar as necessidades dos consumidores”.
  • Marketing no seu próprio negócio: “É o processo de identificação de um mercado-alvo, a definição do que ele necessita e a organização de meios viáveis e lucrativos para alcançar determinado objetivo”.
  • Barry Callen, em seu livro Manager’s Guide to Marketing, Advertising, and Publicity, define: “tudo que uma organização completa faz que afeta o comportamento ou percepção do consumidor”.
  • No livro Marketing no Brasil escrito por Ricardo Morici, ele define: “marketing são estratégias e atividades coordenadas em uma organização, orientadas ao mercado, para maximizar seu resultado, por meio de uma vantagem competitiva sustentável.”

Maria Helena Diniz (2005) define publicidade: “Qualquer forma de divulgação de mensagens por meio de anúncios, para influenciar o consumidor a adquirir produtos ou usar serviços; é também uma atividade empresarial pela qual se procura fazer com que o consumidor tenha interesse pela aquisição ou pelo uso de certos produtos ou serviços anunciados por meio de mensagem escrita ou oral ou teaser. Técnica para vender produto ou serviço; dar imagem favorável a uma empresa ou marca”.

Enquanto a publicidade está preocupada com a mensagem, o anúncio, podemos descobrir que marketing é muito mais do que vender ou anunciar um produto ou serviço, envolve outra infinidade de recursos, como analise, planejamento, implementação e controle e um conjunto de variáveis que influenciam a forma como o consumidor responde ao mercado. É importante entender, de forma resumida, enquanto a publicidade está preocupada com o operacional, o marketing está diretamente relacionado a posicionamento estratégico diante do mercado.

Os Compostos de Marketing foram primeiramente formulados por Jerome McCarthy, em seu livro Basic Marketing e trata do conjunto de elementos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas para uma campanha de marekting. Este conjunto de elementos também denominado de 4 P’s de Marketing, é constituído por: Preço, Praça, Produto, Promoção. Os quatro compostos de marketing estão interrelacionados, decisões em uma área afetam ações em outra.

Nesta época de crise e incertezas, é necessário repensar a metodologia e a prática do planejamento estratégico de marketing, fazendo com que este seja dinâmico, sintonizado com o mercado e antecipador de mudanças.

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