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Evolução do Marketing

Evolução do Marketing

Durante a era industrial,  marketing dizia respeito a vender os produtos da fábrica a todos que quisessem comprá-los. Os produtos eram relativamente básicos, concebidos para servir ao mercado de massa. O objetivo era padronizar e ganhar em escala, a fim de reduzir ao máximo os custos de produção, para que essas mercadorias pudessem ter um preço mais baixo e ser adquiridas por um número maior de compradores, esta era a fase do Marketing 1.0, ou a era do marketing centrado no produto.

O marketing 2.0 surgiu na atual era da informação. cujo o núcleo é a tecnologia da informação. A tarefa do marketing já não é tão simples, os consumidores são informados e podem facilmente comparar várias ofertas de produtos semelhantes. O valor do produto é definido pelo tipo de cliente. As preferências dos consumidores são muitíssimo variadas. O profissional de marketing precisa segmentar o mercado e desenvolver um produto superior para um mercado-alvo específico. Os profissionais de marketing tentam chegar ao coração e a mente do consumidor. Infelizmente, a abordagem centrada no consumidor pressupõe implicitamente que os clientes sejam alvo passivo das campanhas de marketing.

O marketing 3.0 é o mais novo modelo de makerting, voltado para os valores: “em vez de tratar as pessoas simplesmente como consumidores, os profissionais de marketing as tratam como seres humanos plenos: com mente, coração e espírito”. Os consumidores estão em busca de soluções para satisfazer seu anseio de transformar o mundo globalizado num mundo melhor. Em mundo confuso, eles buscam empresas que abordem suas profundas necessidades de justiça social, econômica e ambiental em sua missão, visão e valores. O marketing 3.0 acredita que os consumidores são seres humanos completos, cuja outras necessidades e esperanças jamais devem ser negligenciadas.

O Marketing 2.0, orientado para o consumidor, o Marketing 3.0 também visa satisfazer este personagem. No entanto, as empresas que praticam o marketing 3.0 tem objetivos de oferecer soluções para os problemas da sociedade.

Em época de crise econômica global, o Marketing 3.0 adquire relevância ainda maior para a vida dos consumidores, na medida em que são afetados por rápidas mudanças e turbulências na esfera social, econômica e ambiental. Doenças se tornam pandemias, pobreza aumenta e a destruição do meio ambiente caminha a passos largos, as empresas que praticam Marketing 3.0 oferecem respostas e esperança para pessoas que enfrentam tais problemas.

Philip Kotler ilustra na tabela a seguir a comparação entre o Marketing 1.0, Marketing  2.0 e o Marketing 3.0

Ação Marketing 1.0 – Centrado no Produto Marketing 2.0 – Voltado o Consumidor Marketing 3.0 – Voltado para os Valores
Objetivo Vender Produtos Satisfazer e reter consumidores Fazer do mundo um lugar melhor
Forças propulsoras Revolução industrial Tecnologia da informação Nova onda de tecnologia
Como as empresas vem o mercado Compradores de massa, com necessidades físicas Consumidor inteligente, dotado de coração e mente Ser humano, pleno, com coração, mente e espírito.
Concetio de Marketing Desenvolvimento de produto Diferenciação Valores
Diretrizes de marketing da empresa Especificação do produto Posicionamento do produto e da empresa Missão, visão e valores da empresa
Proposições de valor Funcional Funcional e emocional Funcional, emocional e espiritual

 

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