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Preocupações do Marketing

Preocupações do Marketing

Plano de Marketing: O Plano de Marketing deve ser entendido como um complemento ao Plano de negócios e como um instrumento indispensável ao desenvolvimento da empresa. Por linhas gerais, ao realizar um Plano de Marketing, primeiro deve-se fazer um planejamento iniciado por uma Análise de Mercado, levantando dados como a realidade da sua empresa, dos seus produtos, dos seus mercados e da concorrência.

Análise do ambiente: A definição do público alvo é a identificação do segmento do mercado que mais oferece oportunidades ao seu negócio. Ao defini-lo, deve-se ter em mente que o mercado possui diferentes tipos de clientes, cada um com suas necessidades e preferências.  

Posicionamento de Mercado: Se define a imagem que o consumidor tem do negócio. O posicionamento precisa ser claro e distinto, lembrando que a credibilidade do empreendimento é muito valiosa para o sucesso. Nessa etapa, é importante diferenciar o negócio das demais empresas, trazendo vantagens competitivas e benefícios aos clientes. Entretanto, é interessante propor somente aquilo que pode cumprir.

Definição de Marca: A marca é a forma de traduzir a imagem de seu empreendimento ao consumidor. Ela será também a figura pela qual as pessoas irão reconhecer seu negócio. A mesma é feita com o objetivo de traduzir os princípios da instituição, de maneira simples e de memorização. Ao criar uma logo, não é aconselhável o uso de efeitos de sombreamento nem muitos detalhes. Evite mudar a logo constantemente, pois ela representa a identidade da empresa.

Traçando objetivos e metas: Nesta seção, deve-se definir os resultados que se deseja alcançar. Entretanto, esses resultados devem ser quantitativos ou ainda qualitativos, como por exemplo: quantidade de itens vendidos ou satisfação do cliente em determinado produto ou serviço (a quantificação específica daquilo que se busca).

Estratégica de Marketing: É o o caminho pelo qual se chegará ao objetivos cumprindo os objetivos e metas traçados. Ainda por meio da estratégia,será possível encontrar maneiras de obter vantagens sobre os seus concorrentes. É nesta parte do Plano de Marketing que será vai definido quais ações deverão ser realizadas para o sucesso de seu negócio.

Produto: O produto pode ser classificado como tangível, como um objeto, ou intangível, como um serviço. O produto é o bem ofertado nas transações comerciais e deve proporcionar àquele que o compra, benefícios e vantagens, além de satisfazer suas necessidades básicas. Todo produto possui um ciclo de vida. Ele é composto pelas seguintes fases: germinação, crescimento, maturação, declínio e morte. A cada uma dessas fases, deve-se aplicar uma estratégia diferente.

Valor:  Existe uma grande diferença entre preço e valor, valor é percepção do cliente quanto a diferenciação. De uma forma geral na perspectiva do cliente, o núcleo da estratégia consiste na criação de uma proposição de valor sustentável envolvendo: preço, qualidade, disponibilidade dos produtos, sortimento, funcionalidade, serviço, parceria e a imagem da marca.

Preço: é o custo em dinheiro que o produto vale para o consumidor.O preço precisa ser suficiente para cobrir os custos de produção e ainda trazer algum lucro para o dono do empreendimento. Definido o preço ideal para o produto, basta verificar se está compatível com o quanto o consumidor deseja pagar e com o mercado atual. A fixação do preço é crucial para a definição de fatores como o posicionamento do negócio, além de ser intimamente ligado às metas da empresa.

Praça: Este item é o que define a forma como o produto será disponibilizado ao cliente, levando em consideração a localização, os canais de distribuição e relação com os fornecedores.

Promoção: A promoção possui três objetivos: Informar aos clientes potenciais a existência dos produtos e serviços e de suas vantagens; informar aos clientes potenciais onde e como obter esses serviços; lembrar aos clientes a existência dos produtos e serviços oferecidos.

Canais: Locais de veiculação das mensagens, informando, instruindo o consumidor a cerca das características do produto,  valor, preço, promoção, seguindo a estratégia de marketing adotadas. Tenha em mente quem é o seu público e saiba quais os principais meios que ele utiliza, pois a escolha dos meios de comunicação será ditada pelas necessidades e comportamento do consumidor.

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